Uma turma de estudiosos vindo da Suécia para fazer um estudo sobre o Soldadinho do Araripe, estiveram no dia 4 de novembro nas matas do Clube Recreativo Grangeiro e da Serra do Araripe onde está localizada a região habitada por essa ave. Para quem não sabe "O Soldadinho-do-araripe é uma ave passeriforme da família Pipridae. O nome bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann. Foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe, Região Nordeste do Brasil. Segundos os seus descobridores, o Soldadinho-do-araripe é encontrado somente nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha, todos no Ceará.
A ONG cearense Aquasis (www.aquasis.org) vem trabalhando desde 2003 para sua preservação, e um Plano e Conservação foi elaborado para evitar a extinção da espécie. Na ausência de um nome vulgar, foi denominado como soldadinho-do-araripe (Coelho e Silva 1998) por ser do mesmo gênero do outro soldadinho. Todavia, diferentes nomes regionais foram descobertos posteriormente, como galo-da-mata, língua-de-tamanduá, lavadeira-da-mata, uirapuru-matreiro e cabeça-vermelha-da-mata, e esta falta de consenso indica que o pássaro era pouco conhecido pelos habitantes da região.
O soldadinho-do-araripe é a única ave endêmica (exclusiva) do Ceará (obs. pess. Weber Girão e Ciro Albano), sendo considerada uma das cinco espécies da fauna cearense mais ameaçadas de extinção global na lista oficial brasileira de 2003 (MMA/Ibama), onde é classificada como “Criticamente Em Perigo”, recebendo o mesmo status pela União Internacional para a Conservação da Natureza (BirdLife International 2004) em sua lista de espécies globalmente ameaçadas de extinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário